per labels

video (32) art (29) friends (24) opinion (24) quotes (24) musicians (20) photography (19) humor (16) songs (15) poems (14) geeks (13) comics (10) Party (9) tv shows (9) cinema (8) motivation (7) graphic art (6) politics (6) awesomeness (5) photos (5) xkcd (5) barna (4) vampires (4) bobitus (3) news (3) venezuela (3) directors (2) memory (2) Kusturica (1) livros (1) museums (1)

Wednesday, July 1

Palavras


Estava eu muito entretida a ler um blog, quando deparei com o autor inglês de dito blog a referir que "malarky" era uma palavra interessantíssima, a qual não tinha tradução em outras línguas, logo sentia muita pena por todos nós (pessoas de língua não anglo-saxônica)...

E tenho a dizer que se de palavras extraordinárias se trata, continua a não haver palavra mais bela que a palavra "Saudade"... Tentei encontrar uma definição de Saudade que li há alguns anos atrás feita por um escritor francês mas foi-me impossível, assim que procurei outras bibliografias e fiz um google it - claro, infelizmente - e deparei-me com um acontecimento ainda mais interessante.

São os autores de outras línguas que se esforçam mais por dar uma definição exacta de Saudade, por exemplo: "The famous saudade of the Portuguese is a vague and constant desire for something that does not and probably cannot exist, for something other than the present, a turning towards the past or towards the future; not an active discontent or poignant sadness but an indolent dreaming wistfulness." (Bell, A.F. (1912)... e é que são os outros os que tentam definir Saudade num parágrafo, o português simplesmente sente Saudade. Que o digam Pessoa ou Teixeira de Pascoaes, que embora analisaram e meditaram extensivamente sobre Saudade, não a tentaram capturar numa única frase, já que é impossível!


Nós podemos tentar explicar a outrem o que é saudade, esse sentimento doce-amargo de nostalgia por algo ou alguém que foi, mas que já não o é mais, e que poderá quase de certeza não voltar a ser... mas na realidade, Saudade só se percebe quando se sente... acho, não, acredito que o Saudosismo é um dos elementos mais belos da cultura portuguesa. Sinto orgulho nisso embora, esta cultura, não seja 100% minha.

Assim que vamos ler Pessoa ou Pascoaes ou qualquer outro autor no português que nos fale de Saudade! Obviamente, só por brevíssimos períodos de tempo... como se sabe, a Saudade não é uma emoção leve!


E Marânus, olhando a clara névoa,
Sonho doce do mar, ali pousado,
Meditava: aonde vai o sonho humano,
Quando de nós se afasta, já sonhado?
E ficamos mais tristes e sozinhos,
A cada sonho que findou, no mundo.
E, a cada etérea nuvem que se forma,
Torna-se mais salgado o mar profundo.
(Pascoaes, 1920, p.219)

No comments: